Alunos da rede pública são premiados: Amigos da Água

01/04/2015 15:12:11
Compartilhar

O superintendente da Águas de Nova Friburgo, Christian Portugal, e a secretária municipal de educação, Tânia Trilha, receberam os alunos vencedores do concurso cultural “Amigo da Água” no auditório do Centro Administrativo César Guinle, no dia 27. O Amigo da Água completou sua sexta.
Cinco estudantes das cerca de cem escolas participantes foram premiados: Bruna dos Santos Eller (1º ano- colagem), da EM Hermenegildo Gripp; Raquel Monteiro Falz (2º ano-colagem), da EM Galdinópolis; Emily Bianka de O. Lopes (3º ano-colagem), da EM Umbelina Breder de Queiroz; Maria Julia Silva de Oliveira (4º ano- texto), da EM Bernardo Pacheco; Vicenzo Borges Miranda (5º ano-texto), da EM Miguel de Moraes Bittencourt.

Antes da entrega dos prêmios e brindes, o escritor Álvaro Ottoni fez uma contação de histórias para o público do evento. Álvaro é parceiro desde a primeira edição do projeto e ministrou pelo segundo ano consecutivo a oficina de capacitação dos professores no início do mês.

Os alunos premiados ganharam tablets, certificado e trabalho emoldurados, camisas e estojos produzidos a partir de garrafas PET, livros de histórias do escritor Álvaro Ottoni, agendas e cartilha escológica do Grupo Águas do Brasil. A Professora Tatiane Fernandes da Fonseca, da EM Alcides Brantes ganhou um notebook e brindes pelo melhor plano de aula sobre o tema: “Água e o desenvolvimento sustentável- protejam nossos mananciais”.

As escolas dos alunos vencedores ganharam cada uma, um computador, além de estojos ecológicos para as turmas dos vencedores, plantas de mudas nativas do Viveiro-escola Águas de Nova Friburgo para a criação de um corredor verde nas unidades e a visitação ao viveiro para que as crianças saibam mais sobre o ciclo da água.

– O projeto cresce a cada ano. Este ano incluímos no Amigo da Água a visitação ao Viveiro-Escola, outro projeto de educação ambiental da concessionária que tem o objetivo de produzir mudas para reflorestamento urbano e áreas preservadas ou próximas aos mananciais. Na visitação, as crianças vão aprender também sobre a técnica de gotejamento com o reuso do esgoto já tratado na ETE Conselheiro Paulino, local onde o Viveiro foi implantado. Dois projetos voltados para a formação dos futuros gestores de nossa cidade – concluiu o superintendente Christian Portugal.

Compartilhar