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Publicado 29/12/2015 15:19:48

Alongamentos antes e depois dos exercícios para um ‘projeto verão’ sem lesões

Uma das principais promessas para o Ano Novo é fazer as pazes com a balança, a tempo de curtir o verão. As academias ficam lotadas e, nos parques e praias, as pessoas correm — literalmente — atrás do prejuízo. O exagero nos exercícios físicos e a falta de cuidados essenciais podem, contudo, causar lesões nos praticantes — principalmente em iniciantes, idosos e pessoas com problemas cardiológicos e pulmonares. É possível evitar esse problema com alongamentos, antes e depois dos exercícios.

— Os alongamentos são fundamentais para preparar as fibras musculares, além de reduzir as tensões e contribuir para o aquecimento. Após a atividade física, o alongamento serve para o relaxamento da musculatura.

Durante o treino, também é importante ficar atento à posição correta da coluna. 

— Independentemente da atividade, a coluna deve estar ereta. Nos aparelhos em que se senta para fazer exercício, a dica é encostar o glúteo bem atrás, rente ao encosto.

Cuidados básicos, sobre alimentação e roupas utilizadas, não podem ser ignorados.

— É importante estar hidratado e alimentado, sem exageros, além de usar uma vestimenta adequada.

É importante que o praticante faça uma atividade que lhe dê prazer e seja avaliado por um médico: as avaliações médicas detectam doenças e verificam a condição física do praticante, permitindo ao profissional de Educação Física ajustar o exercício às necessidades.

Fonte: http://extra.globo.com/