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Publicado 31/10/2016 12:32:38

Alimentação infantil: o que não pode faltar nessa fase

Deve-se estar presente na alimentação infantil produtos de alto valor nutricional como os tubérculos, cereais, os grãos (feijão, ervilha, lentilha), carnes (preferencialmente as magras), aves, ovos, leite e derivados, frutas e sempre verduras e legumes da melhor forma possível. Como na infância estes alimentos não são muito palatáveis, é fundamental que eles sempre sejam preparados com criatividade ou em combinações com outros alimentos de melhor aceitação.

Uma alimentação balanceada na infância irá garantir as recomendações mínimas dos macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) e dos micronutrientes (vitamina e minerais), como: ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, entre outros tão necessários para o desenvolvimento e crescimento das crianças. Não se pode esquecer de uma boa hidratação, através da água, sucos e chás e das fibras alimentares tão importantes para o bom funcionamento intestinal.

Alimentos essenciais ao crescimento infantil não devem faltar na alimentação de forma alguma e há várias maneiras de fazê-los ingerir sem que perceba. Uma opção é começar a introduzir os legumes e verduras em sopas, sucos, vitaminas, bolos e bolinhos salgados, tortas, cremes (creme de espinafre, purê de cenoura, de mandioquinha, de abóbora), muffins e biscoitos.

Uma dica importante para driblar o gosto destes alimentos é acrescentar sempre um desses vegetais a um outro que a criança goste, para que a estimule a experimentar. Por exemplo: bolo de beterraba com chocolate, creme de espinafre com milho; muffins de abóbora; torta de frango com brócolis, e por aí vai. São infinitas possibilidades.

Alimentos que devem ser evitados na infância:

• Produtos ricos em gorduras saturadas (salgadinhos, frituras, empanados) e açúcares refinados (doces, balas, refrigerantes, bolachas, sucos prontos).
• Em relação ao mel, recentes estudos mostraram a presença da bactéria Clostridium botulinium, causadora do botulismo intestinal, em exemplares do produto. Por isso, só deve oferecer a partir de 2 anos de idade.

Forma de preparo dos alimentos:

Os alimentos devem ser preparados sempre com o mínimo de gorduras (óleo de canola ou coco) e azeite de oliva ao final do cozimento. Ou seja: deve-se optar sempre pelo modo cozidos, assados e grelhados.

Importante lembrar que os legumes e verduras devem ser cozidos ao vapor e ficarem bem al dente, para maior preservação dos nutrientes. Não devem ficar expostos à luz, para evitar a oxidação, principalmente quando já cortados. Manter sempre sob refrigeração os alimentos perecíveis, para evitar risco de contaminação.

Mitos em relação à alimentação infantil

Há quem acredite erroneamente que, para uma criança crescer de forma saudável, deve-s e fazê-la ingerir leites gordurosos ou engrossados com farinhas, papinhas fartas e ricas em açúcar refinado, biscoitos e muitas mamadeiras várias vezes ao dia, sem nenhum controle de quantidade e qualidade. No entanto, criança saudável não é uma aquela que come tudo e sim aquela que possui uma alimentação equilibrada nutricionalmente e quantitativamente.

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