Alimentação Detox pós carnaval!

10/02/2016 13:15:17
Compartilhar

O carnaval é com certeza o feriado mais esperado por todos os brasileiros. Com toda essa euforia, é comum o consumo abusivo de alimentos muito gordurosos e principalmente de bebidas alcoólicas, sobrecarregando assim todo o organismo, em especial o fígado, que é responsável pela desintoxicação do organismo. O saldo de tudo isso é uma boa ressaca na quarta-feira de cinzas acompanhada de muita dor de cabeça, cansaço, indisposição, e desidratação pós-folia.

Para acabar com esses problemas, se faz necessário uma dieta equilibrada e saudável, pelo menos nos três dias após o carnaval, para auxiliar na desintoxicação do organismo. Para isso, comece pela hidratação, consuma bastante líquido, incluindo água mineral, água de coco e sucos naturais. Esses líquidos, em especial a água de coco, aceleram o processo de desintoxicação e repõem os minerais perdidos durante a transpiração.

Refeições leves podem ser realizadas de três em três horas para tentar manter adequado o metabolismo que se descontrolou, optando sempre por refeições a base de carnes magras, leites e derivados desnatados e muitas frutas, verduras e legumes.

Nos dias após o carnaval, evite consumir frituras e produtos embutidos como linguiça, salame, salsicha, mortadela, assim como também de maioneses, creme de leite e molhos industrializados.

Inclua em seu cardápio alimentos integrais (pães, massas, arroz, farelo de aveia), pois eles contêm boas quantidades de vitaminas do complexo B e fibras que junto com as verduras e frutas auxiliarão no processo de desintoxicação do organismo e no bom funcionamento intestinal, geralmente irregular após tantos exageros.

Lembre-se de consumir alimentos que melhorem o seu sistema imunológico e mantenham o bem estar do organismo, são eles: cenoura, acerola, frutas cítricas, vegetais folhosos verdes escuros (couve, brócolis, espinafre), gema de ovo, castanhas, alho, leites fermentados e iogurtes em geral.

Alimentos como abacaxi, maçã e a couve manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado. O potássio encontrado em algumas frutas (banana, melão, pêssego, frutas secas) é essencial para quem abusou de bebidas alcoólicas.

Compartilhar