x
Publicado 27/06/2016 10:36:45

Alerta: A internet é mais vigiada do que você imagina

Cuidado com o que você pública, curte e compartilha na Internet, as redes sociais e todos os serviços que gravitam em torno de cada um de nós, gravam minuciosamente cada rastro que deixamos neste mundo digital. Ninguém passa despercebido hoje é possível saber quais são seus gostos, hábitos e citações nas redes sociais através de softwares de empresas especializadas em monitorar as redes sociais.
Grandes empresas em todo mundo já utilizam os serviços de monitoramento digital para saber como estão sendo vistas e faladas nas mídias digitais também para elaborar suas estratégias. Os departamentos de recursos humanos também utilizam esses serviços para conhecer o perfil de candidatos.

Portanto, se você falou mal um dia do ex-chefe, colegas de trabalho, daquela marca ou empresa que hoje você pretende trabalhar ou ser parceiro, é melhor você rever em todas suas redes se não ficou “nenhum fio desencapado” lá trás, porque o choque pode ser grande e perder aquela oportunidade na carreira você tanto aguardava por algo que não tenha sido tão relevante no passado não vai ser legal.

Hoje com a velocidade e o excesso de informações que são jogadas a todo instante na Internet, na maioria das vezes não é possível saber se aquela postagem é verdadeira ou falsa, tenha cautela ao curtir ou compartilhar conteúdos de sites desconhecidos, vídeos e fotos de pessoas que você não conhece a procedência, porque você pode estar cometendo uma injustiça ou sendo conivente com um crime.
Existem pessoas que tiveram suas vidas devastadas por causa boatos nas redes sociais. Em alguns casos as consequências do compartilhamento desses boatos foram fatais. Tenha consciência que um simples “clique” pode por a vida de alguém em perigo.

Fique longe de assuntos polêmicos, evite debates sobre assuntos de extremistas, radicais e preconceituosos. Estamos vivendo uma era em que o politicamente correto esta em evidência, uma má interpretação do que postou pode te por numa fria. Após o Marco Civil da Internet que entrou em vigência no dia 23 de Abril de 2014, a justiça tem aceitado com a maior frequência denuncias de casos retirados da internet nas principais cidades do Brasil já existem delegacias especializadas no assunto. Por isso meus caros, usem o bom senso na hora da postar ou curtir qualquer coisa nas mídias sociais, pare e pensem se realmente vale a pena expor uma opinião, questões pessoais se isso não pode te trará nenhum transtorno no futuro. Lembre-se que na internet somos monitorados o tempo todo e nada passa despercebido.