Águas de Nova Friburgo inaugura Estação de Tratamento de Água em Lumiar

01/03/2016 11:14:57
Compartilhar

No sábado, dia 27 de fevereiro, o Diretor de Operações do Grupo Águas do Brasil, Alexandre Bianchini e o Prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, descerraram a placa de inauguração da mais nova Estação de Tratamento de Água em Lumiar – a ETA Santa Margarida. A ETA fica localizada na estrada da Pedra Riscada, numa área nobre e de preservação ambiental e vai atender com mais eficiência cerca de três mil habitantes do 7º Distrito. Para o Engenheiro Alexandre Bianchini, que hoje acumula o cargo de Superintendente da Concessionária de Água e Esgoto de Nova Friburgo, este foi mais um desafio vencido em sete anos de administração do Grupo Águas do Brasil na cidade.

“Investimos cerca de 150 milhões de reais em Nova Friburgo com a manutenção e implantação de Estações de Tratamento de Água (ETAS) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETES). Desafios vencidos graças também à excelente parceria que temos com a PMNF. Gostaria de lembrar que, embora o Brasil atravesse uma das maiores crises econômicas do País, ao contrário de muitas empresas, a Águas de Nova Friburgo está investindo, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida da população. E, assim, nós vamos continuar. Essa é a cultura do Grupo Águas do Brasil”, disse Alexandre Bianchini após visitar a ETA compacta acompanhado do Prefeito e sua equipe, da Gerente de Operações da Concessionária, Danielle Moreira, do Gerente Comercial, Diogo Câmara e do Coordenador de Operação de Água, Ruan Azevedo.

O Prefeito Rogério Cabral, o Subsecretário de Comunicação Social, Bruno Mayer, o Presidente da Associação dos Moradores de Lumiar, Adriano da Silva, o Diretor da Associação, Juber Lima e o morador José Waldir da Costa, ouviram atentamente as explicações sobre o funcionamento da ETA.

“A ETA compacta está operando desde o carnaval e já enfrentou a chuva que caiu no feriado. Anteriormente, quando chovia forte, havia interrupções no sistema de abastecimento devido ao aumento do nível da turbidez da água, o que dificultava o tratamento. Agora, o problema foi solucionado”, frisou a Engenheira Danielle Moreira.
Danielle explicou, ainda, que a vazão média da ETA Santa Margarida é de 10l/s. A água é captada em uma pequena barragem implantada no Córrego Santa Margarida e o processo de tratamento é do tipo convencional, com etapas como: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, pós-alcalinização, fluoretação e desaguamento de lodo. A água produzida e distribuída pela concessionária cumpre rigorosamente as normas, procedimentos, parâmetros, nº de amostras e frequência exigidas pela Portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde.
“Hoje, eu digo que é uma vitória para a Águas de Nova Friburgo, é uma vitória para a Associação dos Moradores e para a população. Tudo está sendo feito com segurança, pensando no meio ambiente, nenhum resíduo vai ser devolvido ao córrego. É uma responsabilidade muito grande da empresa, principalmente nesta região de muitos turistas. Nós cobramos muita da concessionária e ela está fazendo a sua parte. Quando você tem água de qualidade, isso é saúde, isso é qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o Prefeito.

“Queremos agradecer ao Prefeito e à Concessionária. Neste carnaval choveu e não faltou água pra gente. Tudo o que sonhamos para Lumiar está acontecendo hoje”, disse o Pres. Da Associação dos Moradores de Lumiar.

“A água voltou a ser distribuída maravilhosamente”, garantiu seu José Waldir da Costa, morador de Lumiar há 75 anos.

“As pessoas reclamavam e não sabiam por que faltava água num lugar tão rico em água e, principalmente quando chovia. Realmente a gente precisava de uma estrutura dessas para termos água de qualidade”, concluiu o Diretor da Associação dos Moradores.

O Diretor de Operações do Grupo Águas do Brasil disse ainda que a concessionária já adquiriu uma estação de tratamento de água idêntica, que vai abastecer o Distrito de São Pedro da Serra. Até outubro deste ano, ele acredita que a nova ETA será inaugurada.

“Também iniciaremos as construções das Estações de Tratamento de Esgoto (ETES) no Cônego e na Ponte da Saudade ainda este ano. Nova Friburgo já é referência nacional em saneamento básico, pois cidades de até 200 mil habitantes têm, em média, menos de 20% do esgoto coletado e tratado. Nova Friburgo está se aproximando de 90% de esgoto coletado e tratado e vamos chegar a 100%. Em termos de saneamento, já somos a melhor do Estado, mas vamos ser a maior do Brasil”, encerrou Alexandre Bianchini.

Compartilhar