Águas de Nova Friburgo disputa Prêmio Sustentabilidade 2015

03/08/2015 16:05:21
Compartilhar

Águas de Nova Friburgo é finalista da primeira edição do Prêmio Sustentabilidade 2015, promovido pela Sindcon (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto). A concessionária ficou entre as três empresas selecionadas, concorrendo pela categoria Institucional. O resultado será divulgado nesta terça-feira, 4 em um evento em São Paulo.

O Prêmio Sustentabilidade vem ao encontro da busca de soluções contra a crise hídrica, e visa incentivar entre as concessionárias privadas de água e esgoto as boas ideias para a melhor utilização de recursos naturais, tecnológicos, humanos e financeiros.

Entre os nove finalistas que concorrem em três categorias diferentes – Institucional, Gestão e Técnica – está a concessionária Águas de Nova Friburgo, com o programa “Amigo da Água”, que foi escolhido na categoria Institucional.

Em parceria com a Secretaria de Educação do município de Nova Friburgo, a concessionária realiza todos os anos, desde 2010, um concurso cultural que envolve 10 mil crianças, entre 5 e 12 anos, de 100 escolas da Rede Municipal de Ensino, usando o mote do Dia Mundial da Água, em 22 de março, e atendendo à política nacional de educação ambiental. Além dos alunos, os professores e as escolas também são incluídos no processo, que inclui a capacitação dos docentes.

Em 2015, além da premiação habitual com aparelhos eletrônicos, as escolas vencedoras ganham também mudas de árvores cultivadas no Viveiro-Escola Águas de Nova Friburgo para implantação de um corredor verde na unidade.

“O Amigo da Água reflete a preocupação da empresa na formação de novas gerações conscientes da necessidade de preservação do meio ambiente. Como principal resultado, estarão asseguradas as nossas fontes naturais e, consequentemente, a qualidade da água servida aos nossos clientes” ​destaca o Superintendente da Águas de Nova Friburgo”, Christian Portugal.

No total, foram avaliados 44 projetos/programas, que concorreram à premiação em dinheiro. A Comissão Julgadora foi formada por 18 profissionais de diversas áreas e entidades, como a ANA (Agência Nacional de Águas), Instituto Ethos, Unicef, Finep, UFMG, UFSC, Faculdade de Saúde Pública da USP, Eletrobrás, Abes, BNDES e Caixa Econômica Federal.

O presidente do Sindcon, Giuliano Dragone, comemorou o sucesso do prêmio e garantiu a continuidade do evento para os próximos anos, a ser realizado bienalmente, sempre intercalando com a o ENA – Encontro Nacional das Águas, congresso técnico e científico promovido pelo Sindicato.

“O Prêmio Sustentabilidade veio para promover uma justa homenagem aos profissionais que contribuem para o desenvolvimento do saneamento brasileiro”, ​finalizou o presidente do Sindcon.

Compartilhar