Águas de Nova Friburgo comemora sete anos de investimentos no município

21/01/2016 16:04:47
Compartilhar

Desde o dia 22 de janeiro de 2009, quando a concessionária Águas de Nova Friburgo assumiu o serviço de saneamento básico da cidade, uma importante parceria foi formada com a população friburguense.

Ao longo desses sete anos, a empresa elevou a capacidade de tratamento de esgoto na cidade de zero para 90%. Nesse período, a concessionária investiu mais de R$ 60 milhões em esgotamento sanitário, implantando quatro estações de tratamento de esgoto (ETE´s) no município. As unidades são responsáveis pelo tratamento de 40 milhões de litros de esgoto por dia. Todas as ações feitas nessa área melhoraram muito a qualidade da água dos rios da cidade.

Agora, 95% da população tem acesso a água tratada. Juntas, 15 Estações de Tratamento de Água (ETA’s) tratam, em média, 50 milhões de litros de água por dia. Três ETA’s já foram substituídas nesses sete anos de concessão dos serviços públicos. A previsão é que mais duas ETA’s sejam substituídas nos próximos dois anos.

Para o diretor de operações do Grupo Águas do Brasil, Alexandre Bianchini, a data deve ser lembrada como mais um ano de bons trabalhos e resultados.

“É importante comemorarmos a data sempre pensando no futuro. Queremos aumentar a qualidade e eficiência de nossos serviços para continuar garantindo a preservação ambiental e a qualidade de vida da população. Melhoria contínua, esse é o foco”, afirmou Alexandre.

Em 2015, Águas de Nova Friburgo executou obras de extensão de rede de água em vários bairros e distritos mais carentes do município, beneficiando cerca de quatro mil moradores. Os investimentos em rede de extensão de água melhoram a prestação dos serviços e a ampliação progressiva da capacidade de atendimento dos sistemas, acompanhando o crescimento vegetativo do município e agregando o maior número de pessoas possível dentro da área da concessão.

A concessionária implantou, também em 2015, redes coletoras de esgotos em diversos logradouros de Conselheiro Paulino, distrito onde foi construída a quarta ETE. Já estão concluídas e operando a estação elevatória final e mais duas elevatórias de menor porte. Seis elevatórias para atendimento de sub-bacias do distrito estão em fase de execução, com previsão de término para meados deste ano.
A ETE Olaria, primeira implantada pela concessionária em 2010, recebeu, após cinco anos de suas operações, equipamentos de última geração para alta eficiência energética, melhoria do processo de tratamento e da qualidade de vida para os moradores. As obras foram licenciadas pelos órgãos competentes, com o objetivo de integrar a unidade cada vez mais ao meio urbano onde está inserida, atendendo, assim, os desafios da sustentabilidade.

Águas de Nova Friburgo é uma concessionária controlada pelo Grupo Águas do Brasil. Formado por empresas de capital 100% nacional, o Grupo lidera o setor privado de saneamento no Brasil.

Compartilhar