Acupuntura: como funciona, efeitos e benefícios

01/02/2016 10:32:51
Compartilhar

O que é

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.

Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

Para que serve

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

Os benefícios da Acupuntura vão muito além do alívio para os diversos tipos de dores. Ela é um tratamento eficaz que promove a cura para uma infinidade e para uma grande variedade de problemas e doenças e ainda melhora a qualidade de vida da pessoa tratada. 

Alguns dos problemas mais comuns tratados pela Acupuntura são: hérnia de disco, artrose, artrite, sinusite, esporão de calcâneo, depressão, síndrome do pânico, medos, fobias, lesão no joelho, ombro congelado, dor na coluna, dor de dente, diabetes, glaucoma, catarata, problemas de imunidade, anemia, problemas de autoestima, hiperatividade, déficit de atenção, dificuldade para engravidar, auxílio durante a gravidez e no parto, insônia, alergia, problemas na tireoide, pressão alta, câncer, etc…

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna. 

Compartilhar