Acordar antes das 10 da manhã é equivalente a tortura, diz estudo

05/11/2016 11:04:39
Compartilhar

Especialista do sono sugere começar as atividades depois das 10h para maior rendimento

Todo mundo passa por uma fase da vida em que precisa acordar cedo, e muita vezes essa fase dura anos e anos, seja indo pra aula, trabalho, academia e outras atividades. Parece que 24 horas não é suficiente para realizarmos todas as atividades que precisamos ao longo do dia, mas acordar cedo pode estar te fazendo muito mal! Uma pesquisa, publicada no Nuffield Department of Clinical Neurosciences, afirma que antes dos 55 anos, o ritmo no dia a dia dos humanos é iniciado às 10h, então trabalhar ou estudar a partir das 9h pode causar grande ameaça ao humor e saúde mental.

Segundo o pesquisador Dr. Paul Kelley, da Universidade de Oxford, forçar as pessoas a trabalharem e estudarem antes das 10 horas da manhã é equivalente à tortura, podendo causar doenças, estresse e exaustão.

A pesquisa indica que crianças e adolescentes não estarão totalmente prontos para o aprendizado se acordarem antes das 8h30, com uma mudança de horário elas poderiam elevar seus resultados em cerca de 10%. Isto se aplica também para prisões e hospitais. Eles acordam e dão comida para o pessoal, mesmo se eles não quiserem. Isso os deixa mais “dóceis” porque, devido ao sono, estão totalmente fora de si. A privação do sono é uma tortura, afirmou Dr. Kelley.

E para as pessoas que costumam dormir tarde e acordar cedo, a pesquisa afirma que para o nosso cérebro é basicamente como se estivéssemos bêbados. Dr. Kelley acredita que esse seja um dos maiores motivos da nossa sociedade atualmente ser tão estressada.

Segundo o especialista, é necessário fazer uma mudança global nos horários de trabalho e estudo, ajudando a sincronizar nossos relógios biológicos da forma “correta”.

https://saude.terra.com.br

Compartilhar