Acne: Veja como tratar (e até eliminar) as incômodas cicatrizes de espinhas

26/03/2017 19:32:05
Compartilhar

A boa notícia: estamos na temporada certa para isso!

É muito comum levarmos conosco mais do que lembranças divertidas da adolescência, muitas vezes, as marquinhas de acne embarcam com a gente na vida adulta.

O tratamento das cicatrizes de acne sempre foi um desafio para os dermatologistas. Essas marcas trazem consequências físicas e psíquicas aos pacientes. Mas a boa notícia é que é possível se livrar delas em alguns casos, sim! 

O que fazer…
Primeiro, precisamos contar quando não é possível a correção total dessas lesões: se o tecido celular subcutâneo -que é uma camada de tecido localizada abaixo da derme, a camada profunda da pele -tiver sido afetado pela acne, não há como devolver à pele seu aspecto original.

No entanto, os pacientes com cicatrizes mais graves podem se beneficiar da combinação de tratamentos, com objetivo de corrigir as marcas da melhor forma possível. Os procedimentos devem ser indicados dependendo do tipo de cicatriz apresentada por cada paciente.

Conheça as principais técnicas:

Dermoabrasão: Indicada para os casos em que há presença de cicatrizes mais profundas. É feito um lixamento da pele e, por isso, o procedimento pode ser doloroso. É necessária a anestesia. Há risco de deixar manchas posteriores mais escuras, principalmente em pessoas de pele morena.

Preenchimento cutâneo: Para aquelas cicatrizes que desaparecem quando a pele é esticada. Nele, são injetadas substâncias debaixo da cicatriz, o que acaba suspendendo a superfície da pele e eliminando o relevo. Os preenchimentos podem ser temporários, como o ácido hialurônico (dura cerca de 1 ano), ou definitivos, como o dimetilsiloxane.

Excisão e sutura simples: Aqui, a cicatriz é retirada com bisturi, sob anestesia. Você deve estar se perguntando: mas não haverá uma cicatriz da cirurgia, de toda forma? Sim. Mas esta será mais uniforme do que a causada pela acne e, por isso, apresenta um resultado estético melhor.

Laser: Tratamento semelhante à dermoabrasão, mas que remove o tecido através de luz e não de lixas. A profundidade do tecido extraído é controlada pelo computador, algo que na dermoabrasão depende da sensibilidade (e habilidade) do dermatologista.

Os peelings
Os resultados mais efetivos e aparentes são obtidos com os peelings de maior profundidade na pele. Os ácidos mais usados no procedimento são o salicílio, retinóico, glicólico e mandélico. Além de clarear manchas, o procedimento melhora a textura da pele, que fica mais uniforme e promove um aspecto mais saudável como um todo.

Porém, o processo é desconfortável e os riscos de efeitos colaterais existem. Bons resultados também podem ser obtidos com peelings mais superficiais, repetidos em pequenos intervalos de tempo, principalmente para tratamento de manchas causadas pela acne.

E quando?

Estes tratamentos até podem ser feitos no verão, mas a temporada fria é a mais indicada. Isso porque a exposição solar e o calor podem causar manchas posteriores durante a recuperação, como falamos. É necessário o uso diário de filtro solar com FPS acima de 30 e reaplicações a cada 2 horas.

Vale pensar em microagulhamento!
Uma das técnicas mais populares do momento, ela consiste em um rolinho com agulhas finas de diferentes calibres, posicionadas de maneira simétrica, que fazem furinhos mínimos na pele.

Além disso, [o microagulhamento] pode ser feito com aparelhos cilíndricos em aço cirúrgico de alta resistência, associado ao tratamento de radiofrequência, que também estimula a produção de colágeno por meio do aquecimento da derme.

Estimular a formação de colágeno, tanto através dos furinhos quanto da radiofrequência, melhora o aspecto das cicatrizes. Elas também facilitam a penetração de medicamentos nas camadas mais fundas da pele, obtendo resultados mais eficientes no processo de ‘drug delivery.

Dá pra fazer em casa?
Blogueiras e youtubers do mundo inteiro têm comprado uma versão desses rolinhos, testado e aprovado o procedimento em casa. O mais famoso deles é o Derma Roller. Mas o resultado pode ser bem diferente do obtido em consultório. As agulhas disponíveis para uso domiciliar são bem menores do que as permitidas para uso médico, em consultório. Assim, os resultados também não são tão eficientes e promissores.

Outra questão levantada por ela é que o ambiente deve estar totalmente esterilizado, assim como as agulhas e toalhas, portanto nem sempre o seu banheiro ou quarto será o lugar ideal para um microagulhamento. Ok?

Trate a pele sempre
Independente do procedimento a ser adotado, é importante combater a oleosidade da sua pele para evitar mais espinhas. 0o uso de cosméticos oill free, principalmente os que contêm vitamina C e peróxido de benzoila. Esse último é especialmente indicado para quem tem acne, pois controla a produção de óleo.

http://revistaglamour.globo.com

Compartilhar