A relação entre avós e netos traz benefícios para os dois lados

16/12/2016 09:57:26
Compartilhar

Uma das relações mais belas e que trazem mais benefícios durante a vida, especialmente na infância, é a relação entre avós e netos. Enquanto aos pais cabem a função de educar, os avós ficam com a tarefa de complementar esta educação de uma forma mais leve e descompromissada, sem tirar a autoridade dos pais, e sobretudo têm a doce missão de curtir e mimar esses netos.

Veja alguns dos benefícios que a relação próxima entre avós e netos trazem para ambos. 

Benefícios para os avós:

-Compartilhar histórias e ensinamentos que resignificam a própria vida dos avós;

-Os netos oportunizam a eles momentos de pura alegria e diversão, de modo que os avós tendem a sorrir muito mais do que o habitual e ainda voltam a ser criança;

-Por meio dos netos, os avós constroem uma nova relação com os seus filhos, resultando em uma maior proximidade, criando uma relação de grande companheirismo.

Benefícios para os netos:

-Com essa relação próxima, os netos têm a maravilhosa oportunidade de conviver com os experientes avós, conhecendo por meio deles sua própria origem e a história de sua família;

-Como os pais normalmente têm uma rotina com mais compromissos e costumam ser mais ocupados, os avós garantem aos netos atenção, carinho e momentos inesquecíveis;

-Os netos são beneficiados com a aproximação entre pais e filhos, vivenciando momentos onde a ligação e o vínculo familiar serão capazes de fazer com que a criança desenvolva sua personalidade de maneira saudável e íntegra.

Atividades que netos e avós podem fazer juntos:

Organizando fotos
Fotografias antigas trazem recordações de bons momentos vividos que poderão ser relembrados, garantido boas histórias e risadas. Compartilhar essas lembranças podem resultar em uma grande cumplicidade entre avós e netos.

Para a cozinha
Que avó não tem uma receita especial? Levar os netos para a cozinha e contar com essa ajuda para fazer aquele prato da família pode garantir momentos de diversão para todos e o resultado só poderá ser delicioso!

Trabalhos manuais
Para os avós que possuem talentos manuais, por que não compartilhar com seus netos? É uma oportunidade de passar para a próxima geração um dom e incentivar o exercício da criatividade nos pequenos e quem sabe descobrir um talento neles? Passar os conhecimentos é sempre gratificante e, sem dúvida eles também irão amar aprender algo novo!

Brincadeiras da infância
É mais do que clara a diferença entre as brincadeiras que fizeram parte da infância dos avós com as que divertem as crianças dessa geração. Que tal um intercâmbio da diversão? Um pode ensinar para o outro os seus jogos e brincadeiras preferidos garantindo uma interação que só tem benefícios!

Jardinagem
Tem um pequeno jardim ou horta por perto? Essa pode ser não só uma atividade divertida, como também educativa, passando lições de ecologia. Ensine os tipos de plantas e permita que eles plantem algumas sementes. Eles vão amar ter esse cuidado, acompanhar o crescimento e em casos de hortinha, colher para servirem à mesa depois.

Passeios
Leve os pequenos para lugares que trazem boas lembranças e façam parte da sua vida. É mais uma forma compartilhar histórias de forma divertida e resultando em uma aproximação e criação de novas histórias entre ambos.

São infinitas as possibilidades para uma relação mais próxima e cheia de afinidades entre avós e netos. O certo é que incontáveis também serão os benefícios que todas essas atividades trarão para toda a família!

Compartilhar