A história de Nova Friburgo em livretos de bolso

11/05/2016 11:26:52
Compartilhar

Por  Girlan Guilland

Um presente para Nova Friburgo e os friburguenses

A História do Município ao alcance de todos, numa coleção de livros de bolso

Os 198 anos da fundação de Nova Friburgo serão celebrados no próximo dia 16 de maio, data em que o município registra a assinatura, pelo Rei de Portugal, Brasil e Algarves, dom João VI, do ato autorizando a vinda dos pioneiros suíços para colonizar a então futura Vila de São João Batista de Nova Friburgo. Uma história de quase dois séculos e uma riqueza incomparável, que chega a ser difícil contá-la em seus detalhes.

Exatamente por essa característica, pensando em oferecer um material para popularizar a história, numa linguagem simples, e como mais um entusiasta da diversificada historiografia do município, o pesquisador friburguense Ronnie Peterson S. Andrade desenvolveu a coleção “Nova Friburgo Cidade Real”. São 10 livretos, no estilo pocket book (livros de bolso), contendo aspectos gerais e algumas curiosidades sobre o município, seu desenvolvimento e diversas fases.

Dez temas – Divididos em dez títulos (‘Igrejas’, ‘Cultura Centenária’, ‘Ícones da Arquitetura’, ‘Arquitetura Friburguense’, ‘Ferrovia do Barão’, ‘Hotelaria Friburguense’, ‘Praças Históricas’, ‘Barão de Nova Friburgo e suas propriedades’, ‘Clima de montanha’ e ‘Educação de Excelência’ cada livreto traz curiosidades sobre os dez temas da coleção.

O material trata-se de um excelente presente, no mês de aniversário da Cidade e uma ferramenta indispensável para o conhecimento rápido sobre os principais assuntos que compõem o vasto acervo da memória patrimonial friburguense.

Acondicionada numa pequena caixa, ilustrada por fotos referentes aos respectivos títulos, a coleção Nova Friburgo Cidade Real tem projeto gráfico da analista de sistema Vanessa Leandro dos Santos Andrade, procurando aliar o design ao estilo da publicação, tornando-a leve e de fácil manuseio.

Em Nova Friburgo, a coleção pode ser encontrada na loja do Grão Café (rua Monte Líbano, 34 – Centro), Doces Sader (rua General Osório, 04 – Suspiro) e livraria Arabesco (Alberto Braune, 87 – centro).

Além disso, o organizador da coleção Ronnie Peterson está à disposição dos interessados pelo celular (21) 979-749-732 ou ainda através do endereço eletrônico da RV Projetos: rvprojetosi@gmail.com

 

Compartilhar