x
Publicado 20/06/2016 13:16:13

A diferença entre hipertrofiar, emagrecer ou definir

Não é só por estarem em um ambiente comum, que todos os que treinam na mesma academia querem chegar no mesmo fim. Entre os três objetivos mais citados dentro da academia estão hipertrofiar, emagrecer ou definir. Mas você sabe quais são as principais diferenças de um treino para o outro?

O QUE É UM TREINO DE HIPERTROFIA?

A literatura diz que de 6 a 12 repetições o corpo produz uma maior hipertrofia, mas sabemos que para cada corpo existe uma fórmula diferente. O que se sabe com certeza é que o corpo humano trabalha no sistema de armazenamento de energia de três formas: Glicogênio muscular, proteína (músculos) ou gordura. Quando estimulamos nosso corpo através de exercícios com pesos, o corpo tende a armazenar uma maior quantidade de energia em forma de proteína (músculos) dá-se então a tão desejada hipertrofia muscular. A dieta também tem papel fundamental para ganho ou perda de peso, já que o corpo tem necessidades diferentes para cada tipo de treino. Adequar a dieta ao treino, incluindo ou eliminando o que o corpo não precisa é a melhor estratégia para um bom resultado. E no caso da hipertrofia, outro item deve ser considerado, os descansos entre os dias de treino são essenciais e afetam diretamente os resultados.

EM UM TREINO DE HIPERTROFIA, O QUE IMPORTA MAIS: REPETIÇÕES OU O PESO LEVANTADO?

O peso deve ser sempre o máximo que a pessoa aguenta fazer na série inteira, logicamente que contando com orientação profissional. As repetições serão feitas até a falha mecânica (que é quando a pessoa não consegue terminar o exercício sozinha e precisa de ajuda), esta falha deve-se dar entre 6 e 12 repetições.

UM TREINO AERÓBICO PODE ATRAPALHAR UM TREINO DE HIPERTROFIA?

O que vai influenciar mais no treino de hipertrofia é a oferta de substrato energético. Qualquer treino é catabólico, ou seja, ao treinar, o indivíduo destrói suas fibras musculares, posteriormente com a oferta de substrato (proteína) e estas são refeitas e provavelmente crescem. O treino aeróbico pode atrapalhar se a quantidade de proteína ingerida no dia seja menor do que a demanda do treino, pois para um treino mais longo devemos ingerir mais substrato. Muito importante ressaltar que no treino de hipertrofia o descanso entre os dias de treino é muito importante para a recomposição das fibras e atingir os resultados.

DÁ PARA PERDER PESO FAZENDO SÓ MUSCULAÇÃO?

Treinos com menos peso, mais repetições e menor tempo de intervalo tendem a ser indicados para quem quer perder peso. Os chamados circuitos (exercícios variados que ativam diferentes grupos musculares realizados durante 01 hora), mesmo quando realizados na sala de musculação, são indicados para quem quer perder peso.

MASSA MAGRA X PERDER PESO

O ganho de massa magra (músculos) pode acelerar a perda de peso gordo, ou seja, devido ao maior volume magro o corpo irá consumir maior quantidade de energia diária para sobreviver, gerando uma perda de calorias maior, fazendo com que o corpo perca mais gordura, isso não necessariamente irá fazer o indivíduo perder peso na balança e sim tecido adiposo. É importante lembrar que a massa magra por ser composta de músculos é mais densa que a massa gorda, composta de gordura. Ao olhar na balança, durante o processo, a pessoa pode aumentar o seu peso, mas não significa que está engordando e sim substituindo a massa gorda por massa magra. Que é o ideal e o mais saudável.

EXISTE UM TREINO ESPECÍFICO PARA DEFINIÇÃO?

Não existe um treino específico para definição ou um desafio, ou mesmo uma fórmula milagrosa, o que será mais importante para definição corporal será a dieta do indivíduo e respeitar o tempo de descanso do corpo. Definição é musculatura desenvolvida com baixo percentual de gordura. Então um treino de hipertrofia bem feito e logo após uma dieta equilibrada lhe proporcionará uma ótima definição.


Fonte: http://manualdohomemmoderno.com.br/