x
Publicado 26/05/2017 09:56:36

A 58° edição dos Jogos Florais de Nova Friburgo acontece neste fim de semana

Foto Arquivo

Tem início nesta sexta-feira, 26, a 58º FESTA DOS JOGOS FLORAIS, que deve receber cerca de 65 trovadores de todo o país. Nova Friburgo realiza desde 1960 os disputados Jogos Florais, é considerada berço da trova no país.

O evento será no centro da cidade na Praça Dermeval Barbosa Moreira e segue até domingo. Na programação, além da inauguração da alameda das trovas, haverá shows, concurso da melhor trova e a eleição da Musa Jogos Florais 2017. 

PROGRAMAÇÃO: 

Abrindo as atividades, nesta sexta-feira, às 6h, haverá a participação dos trovadores no quadro Café com Broa, do programa Alvorada Sertaneja, com Serginho Ferraz, na Rádio Nova Friburgo AM. À tarde, às 15h, será realizada a habitual recepção dos trovadores, junto a inauguração da Alameda das Trovas, na Praça Dermeval; e, às 19h, a Noite dos Magníficos Trovadores, evento que acontece na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), situada na Rua Fernando Bizzoto, 39, Centro.

 No sábado, 27, às 10h, haverá Oração dos Trovadores, na Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro; às 11h, visita à fonte do Suspiro; e, às 12h, visita a loja Doces Sader, também no Suspiro. No mesmo dia acontece ainda a apresentação do show “O amor em tons e versos”, com os trovadores Domitilla Beltrame e J.B. Xavier, da União Brasileira de Trovadores (UBT), e acompanhamento musical com o trovador Luiz Poeta. Na ocasião acontece também o lançamento do livro “Meus irmãos Trovadores”, na Oficina Escola de Artes, na Praça Getúlio Vargas, 89. O ponto alto do evento será a escolha da Musa 2017, que acontece às 19h, também na Oficina-Escola de Artes.

 Durante a 58ª edição dos Jogos Florais, cerca de 900 trovas concorrem nas categorias local e nacional, cujos temas são reforma (lírica) e bagunça (humor) e pausa (lírico) e vigia (humor). O concurso vai homenagear o Grêmio Português de Nova Friburgo, com o tema: referência a Portugal. Outra categoria, a dos Magníficos Trovadores, terá o tema “exemplo” para trovas líricas e “chinelo” para humor.

A premiação será no domingo, 28, às 9h30, em sessão solene no plenário da Câmara Municipal, seguida da cerimônia de encerramento da 58ª edição dos Jogos.